sobre

Lugar pra se colocar idéias, bobagens e loucuras da vida anônima.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sobre um carnaval [1]...


(Para a leitura ter mais sentido favor soltar o play)


Olá povos da minha blogsville!
Demorei, mas cheguei!

Estamos em fevereiro e posso dizer pra vocês que esse ano é bem atípico pra mim, pois nunca desejei que esse mês passasse tão rápido. O motivo é simples, esse ano o carnaval é em março.

Sei que muito odeiam o carnaval, não curtem essa movimentação toda, essa alegria expontânea, o sorriso no rosto daquelas pessoas no meio daquela multidão, a disposição de muitos pra sair de casa e passar o dia pulando atrás de blocos, troças, trios, bandinhas... Mas eu como bom recifense (eu já falei aqui que sou bairrista né?), sou um apaixonado por carnaval, do tipo que deixa o namorado em casa pra ir curtir... Existem pessoas aqui em Recife que acabam o namoro só pra poder curtir o carnaval. (sintam o drama)

Durante esse período pré-carnaval eu vou passar pra vocês várias "infos" do que acontece e o que pode acontecer por aqui, no melhor carnaval do mundo, O CARNAVAL DE "RECIFOLINDA" (são duas cidades diferentes, mas que se tornam uma só quando o assunto é a folia de momo). E minha intenção com isso tudo é deixar todos com água na boca e vir conhecer o nosso carnaval. (não estou trabalhando para prefeitura ou nenhuma agencia de turismo).

Eu poderia usar esse post pra falar das várias prévias, festas, bloquinhos de rua (sem cordão de isolamento), da animação de cada folião comprando suas fantasias... Mas esse ano, o cidadão recifense teve uma surpresa que mudou a cara do carnaval (ou a movimentação em torno dele) o "toque de recolher".

Só para vocês entenderem, o carnaval de Recife e Olinda começa formalmente (porque já começou faz é tempo!) na sexta (28/02) e termina na quarta de cinzas (05/02). Não tem dia ou noite, não tem parada ou o dia mais ou menos animado, são 5/6 dias de festa sem parar, o povo (leia-se eu) não dorme, até porque quem dormir vai perder.  E esse ano a prefeitura do Recife instituiu que os festejos acabariam todos os dias às duas da manhã, aí a história do "toque de recolher".
Como se não bastasse, eles quererem mudar a identidade cultural e histórica do estado. Tentaram excluir uma das expressões culturais mais foda (licença poética) do nosso estado, os maracatus rurais ou de baque solto. O polo de apresentações do maracatu rural foi retirado. E as apresentações que eram nesse horário, 2 da manhã, não seriam permitidas. Só que as atividades realizadas pelos maracatus, que além da brincadeira é um ritual, passaram a ser interrompidas por esse ato, onde depois das duas da manhã nada mais pode acontecer. 



Agora me diga meu povo, vocês que não são de Recife, já ouviram falar no maracatu? (Quem disser que não eu apresento depois viu...) Os grupos de maracatu são formados por cortadores de cana. É uma tradição passada de pai pra filho. Os caboclos de lança trabalham pesado para produzir suas fantasias (armadura) coloridas e mostram sua dança (luta) com seus sons e que além de tudo é um ritual religioso (candomblé). O caboclo faz parte da cultura pernambucana de tal forma que ao se ver imagem em qualquer lugar do mundo remete-se a Pernambuco, ao Carnaval do Recife. E como proibir essa manifestação? Isso é um crime!



Mas o nosso povo é forte e sabe muito bem lutar pelo que quer, sei que o barulho foi tão grande que dizem por aí que os que queriam acabar com o carnaval deram pra trás e resolveram calar... (foi realizada uma audiência publica e todos os foliões/brincantes de recife se manifestaram, teve até a formação de um bloco de carnaval, o “BLACK BLOCO DE CARNAVAL”, que sairá no sábado justamente nesse horário)

De uma coisa tenha certeza, o recifense não vai ficar calado não, o nosso carnaval vai ser um verdadeiro manifesto... E é isso que nos deixa mais animados ainda!
__________________________________________________

3 comentários:

Luna Sanchez disse...

Bom, eu vou passar o Carnaval em um sítio, praticando...Yoga com Mr. Martinelli, porque, néam, realmente não tenho simpatia pela festa, gatão. É algo que não está em mim.

No entanto, posso imaginar a frustração das pessoas aí, já que, como tu explicou, alguns aspectos vão além da diversão e se confundem / mesclam com as crenças, e ver-se impedido de pôr em prática seus rituais religiosos é, de fato, uma afronta.

Mas qual o motivo do toque de recolher? O que levou a isso? Fiquei curiosa...

Quando o Carnaval acabar, podemos inventar uma diversão que dure cinco ou seis dias também, só que mais ao meu estilo, que tal? Daí a gente chama o Freduco pra essa folia estilizada.

\000/

Beijos, seu lindo, fofureza minha!

Fred disse...

Anônimão... eu quero ver teu maracatu... hahahahahahaha!
Bom... eu apesar de não ser ruim da cabeça e nem doente do pé não curto muito as folias de Momo... :(

Mas acho digna toda manifestação cultural... e adoraria conhecer o carnaval daí!!!

Bjs!

E que venha a "folia estilizada" da Luna... hahahaha!

FOXX disse...

Não sou recifense, mas conheço o carnaval dai e, sem dúvida, é o melhor do Brasil (e ó que conheço o de Minas e do Rio tb, me falta a Bahia).
Essa proibição do maracatu tem algum deo de evangélico no meio, anonimo?