sobre

Lugar pra se colocar idéias, bobagens e loucuras da vida anônima.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sobre um carnaval [2]...

Demorei mas cheguei!
Olá meu povo!

O carnaval está chegando minha lindezas! Sei que muitos aqui não curtem, mas tem outros que adoram, como eu! kkkkkkkk

Na semana passada eu falei sobre a intervenção da Prefeitura do Recife no carnaval da cidade e no maracatu. Sobre esse assunto eu devo uma resposta pro FOXX... Querido, até então não existe nada declarado sobre ação evangélica, porém deve ter dedo desse pessoal que não respeita a religião alheia... E que bom ter sua confirmação que o nosso carnaval é, de fato, o melhor! 

Como hoje, ainda, é quinta, considero prévia de carnaval... Porque sim, eu começo as festividades amanhã. E sendo assim quero falar um pouco do que teremos.

Todo ano prometemos (leia-se eu e minhas amigas) fazer fantasias e montar toda programação pra curtir tudo de boa. O problema é que sempre falta tempo. hahahaha Mas a coisa é boa porque é desse jeito, tudo de última hora. São fantasias improvisadas, alguns costuram bolinhas em um vestido antigo, outros cortam camisas e bermudas, um pedaço de tecido se torna uma capa de super-herói, pinta-se a cara ou compra-se uma fantasia de ultima hora em um camelô. hahahahaha o importante é sair com cara de folião!

Na sexta vamos sempre pra um bloco de rua, com marchinhas de carnaval e pessoas bonitas, inclusive eu neh... É uma alegria só. Existem os que preferem a abertura oficial do carnaval lá no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo. Lá tem shows de artistas regionais e seus convidados, muita gente e muita animação.

Sábado é o dia de ir pra Olinda, é dia de curtir o bloco carnavalesco "hoje a mangueira entra", todos de verde e rosa, ao som de uma orquestra fuderosa de boa saindo pelas ruas e ladeiras. Além da orquestra tem na concentração do bloco uma escola de samba com puxadores/cantores cantando os melhores sambas. Fora que tem muita gente legal e super animada. Isso tudo é pela manhã...




À tarde vamos pro grande bloco do "eu acho é pouco", as cores aqui são amarelas e vermelhas, mas não quer dizer que você não possa ir com outras cores, vale tudo... O bloco se concentra em frente ao mosteiro de São Bento. É na concentração que encontramos os amigos, os rolos e onde juntamos o pessoal pra começar o rebuliço. Vamos todos descer ladeira ao som de uma orquestra mega animada seguindo um dragão que tem muita história pra contar. hahahahhaha (ô se tem...)



No meio da coisa toda tem uma paradinha pra recarregar as energias e curtir um showzinho de alguma banda local ou um sambão rochedo!
Depois recomeça, todos vão atrás da orquestra e olhe que essa anda demais viu, descemos ladeiras e subimos ladeiras, é um exercício continuo. hahahhaha Ao final você esquece que já é noite e quando a coisa toda se desfaz vamos para a “bodega do velho” comer alguma coisa ou descansar pra irmos pra casa...
Isso se no Recife Antigo não tiver rolando show do seu artista favorito...
"toca esse táxi motorista, o carnaval começou agora e a gente que mais!”

Continua...



ATENÇÃO: Os fatos relatados aqui são dicas de como aproveitar o carnaval, porém sob meu olhar... Eu e meus amigos seguimos esse roteiro, mas existem outras opções. Vai de cada um... Quem sabe você brinca carnaval do meu lado e nem sabe?! Kkkkkkkkk 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sobre um carnaval [1]...


(Para a leitura ter mais sentido favor soltar o play)


Olá povos da minha blogsville!
Demorei, mas cheguei!

Estamos em fevereiro e posso dizer pra vocês que esse ano é bem atípico pra mim, pois nunca desejei que esse mês passasse tão rápido. O motivo é simples, esse ano o carnaval é em março.

Sei que muito odeiam o carnaval, não curtem essa movimentação toda, essa alegria expontânea, o sorriso no rosto daquelas pessoas no meio daquela multidão, a disposição de muitos pra sair de casa e passar o dia pulando atrás de blocos, troças, trios, bandinhas... Mas eu como bom recifense (eu já falei aqui que sou bairrista né?), sou um apaixonado por carnaval, do tipo que deixa o namorado em casa pra ir curtir... Existem pessoas aqui em Recife que acabam o namoro só pra poder curtir o carnaval. (sintam o drama)

Durante esse período pré-carnaval eu vou passar pra vocês várias "infos" do que acontece e o que pode acontecer por aqui, no melhor carnaval do mundo, O CARNAVAL DE "RECIFOLINDA" (são duas cidades diferentes, mas que se tornam uma só quando o assunto é a folia de momo). E minha intenção com isso tudo é deixar todos com água na boca e vir conhecer o nosso carnaval. (não estou trabalhando para prefeitura ou nenhuma agencia de turismo).

Eu poderia usar esse post pra falar das várias prévias, festas, bloquinhos de rua (sem cordão de isolamento), da animação de cada folião comprando suas fantasias... Mas esse ano, o cidadão recifense teve uma surpresa que mudou a cara do carnaval (ou a movimentação em torno dele) o "toque de recolher".

Só para vocês entenderem, o carnaval de Recife e Olinda começa formalmente (porque já começou faz é tempo!) na sexta (28/02) e termina na quarta de cinzas (05/02). Não tem dia ou noite, não tem parada ou o dia mais ou menos animado, são 5/6 dias de festa sem parar, o povo (leia-se eu) não dorme, até porque quem dormir vai perder.  E esse ano a prefeitura do Recife instituiu que os festejos acabariam todos os dias às duas da manhã, aí a história do "toque de recolher".
Como se não bastasse, eles quererem mudar a identidade cultural e histórica do estado. Tentaram excluir uma das expressões culturais mais foda (licença poética) do nosso estado, os maracatus rurais ou de baque solto. O polo de apresentações do maracatu rural foi retirado. E as apresentações que eram nesse horário, 2 da manhã, não seriam permitidas. Só que as atividades realizadas pelos maracatus, que além da brincadeira é um ritual, passaram a ser interrompidas por esse ato, onde depois das duas da manhã nada mais pode acontecer. 



Agora me diga meu povo, vocês que não são de Recife, já ouviram falar no maracatu? (Quem disser que não eu apresento depois viu...) Os grupos de maracatu são formados por cortadores de cana. É uma tradição passada de pai pra filho. Os caboclos de lança trabalham pesado para produzir suas fantasias (armadura) coloridas e mostram sua dança (luta) com seus sons e que além de tudo é um ritual religioso (candomblé). O caboclo faz parte da cultura pernambucana de tal forma que ao se ver imagem em qualquer lugar do mundo remete-se a Pernambuco, ao Carnaval do Recife. E como proibir essa manifestação? Isso é um crime!



Mas o nosso povo é forte e sabe muito bem lutar pelo que quer, sei que o barulho foi tão grande que dizem por aí que os que queriam acabar com o carnaval deram pra trás e resolveram calar... (foi realizada uma audiência publica e todos os foliões/brincantes de recife se manifestaram, teve até a formação de um bloco de carnaval, o “BLACK BLOCO DE CARNAVAL”, que sairá no sábado justamente nesse horário)

De uma coisa tenha certeza, o recifense não vai ficar calado não, o nosso carnaval vai ser um verdadeiro manifesto... E é isso que nos deixa mais animados ainda!
__________________________________________________

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sobre muita coisa!

Olares meus queridos!

Como estamos?
Acho que arrisco dizer que vocês estão agoniados porque eu não dei as caras durante todo o mês de janeiro né? hahahaha Prefiro acreditar que sim...
Eu aproveitei que todos estavam de férias e resolvi tirar umas férias também, mas só do blog, pq na vida real eu trabalhei mais que burro de carga.


O ano começou e já temos um monto de assuntos pra se discutir. Um é a minha revelação de fim de ano. hahahahahaha Sou Nordestino, Pernambucano e Recifense. Teremos muito tempo pra conversar sobre isso.
O mês de janeiro foi bem movimentado né? Não por aqui, mas no país e principalmente pras gays. Com o fim da novela, a beatificação de Felix pelo povo brasileiro, o beijo gay e o perdão do pai... O Brasil ficou em pavorosa. Teve gente que se assumiu, outros que brigaram feio, alguns procuraram seus direitos quanto cidadãos que não são obrigados a ver cenas de beijo gay, outros brigaram com toda razão por seus direitos de sair vestido como quiser e partir pra cima de quem o chamasse de "bichinha"! (sobre o vídeo do lutador de MMA gay e o funkeiro na estação de metrô).

No meio disso tudo teve depoimentos inacreditáveis num jornal conhecido de muitos gaúchos e para que eu não fique pra trás, tivemos um professor acadêmico, da universidade rural de Pernambuco, que fez questão de expor o seu ódio por homossexuais.
E o que eles alegam? A moral e bons costumes da família brasileira. Isso mesmo, essa família que preza pela moral e não pela felicidade. São pessoas que preferem esconder o que são pra ficar bem na fita diante da sociedade. É uma família que prefere alegar que o filho cometeu suicídio e não foi assassinado. Eles falam em nome de Deus...




E enquanto acontece tanta polêmica diante de tão pouca coisa... porque sim, tem coisa muito mais importante pra se preocupar, a economia do país (sim, porque essa tá com problemas), as guerras da polícia com o jovens nas ruas de são paulo (e não estou falando dos rolezinhos), os abusos sexuais cometidos, o machismo nosso de cada dia... tanta coisa mais importante e as pessoas se preocupam com os gays e sua felicidade. 
Mas enquanto rola tudo isso a HBO lançou em janeiro, dia 19, uma série mais que esperada por mim e por todo, LOOKING. E eu só posso dizer que valeu a espera. Há muito tempo eu queria algo que me fizesse vibrar como fez Queer As Folk e Will & Grace. Como não poderei me estender, assim o post vai ficar enorme, eu falo dessa maravilha em um post exclusivo pra ela. 




E por hoje é isso.
PS: sobre os comentários no último POST... Um beijo enorme... hehehehehe